1º ano: Arte da Pré-História

       Arte da pré-História

       A arte surge com a necessidade de expressão do homem. o artísta pré-histórico não estava interessado em agradar mas sim evocar. Na pré-história, com o pensamento do homem focado em sua relação com as forças invisíveis da natureza e na busca do seu próprio sustento, a representação artística era um meio para atrair através das forças misteriosas, a presença real do inanimado. No mundo pré-histórico abundam todos os tipos de simbolos, alguns continuam sendo um enigma para nós, porém a maioria deles estão relacionados com o desejo de fertilidade e procriação da espécie.
       A arte desta primeira etapa do homem é puramente abstrata. A abstração pode adotar a forma de um sinal repleto de significado simbólico especial de caráter mágico e sagrado.
       O contorno é uma das bases desta arte. Em sua evolução há muitos passos desde a linha mais tosca do paleolítico mais antigo até a grande abreviação do final do paleolítico. Em muitos casos foram aproveitadas as protuberâncias e as formas do material sobre o qual pintava-se como na caverna de Altamira  na Espanha, ou gravava e esculpia na pedra para executar um contorno mais definido.
       Em toda a arte pr-e-histórica e mais concretamente na pintura ocorrem uma série de símbolos como:

  • As mãos, para o homem  as mãos era o instrumento que dava ao homem um poder muito superior a sua força inata: ferramentas, armas tudo aquilo que distinguiam sua vida da mera existência animal. A representação da mão, pois expressa simultaneamente força especial e significação mágica.

  • O círculo é a primeira forma perfeitamente regular da arte primitiva. A significação total das formas circulares não encaixa dentro dos limtes de uma definição exata. Além disso, nos tempos pré-históricos existe uma assombrosa variedade de tipos de formas circulares como esferas de pedra, cúpulas, orifícios, pontos ou discos coloridos.

  • Os simbolos de fertilidade, através deles deseja-se a perpetuação da espécie através da representação dos atributos sexuais.

  • O animal, a imagem dos animais nos fornecem mais informação sobre motivações religiosas da pré-história que todos os outros vestigios que chegaran até nós.
       A arte da pré-história divide-se basicamente em dois perídos:
Arte do Paleolítico: Arte onde se destaca a pintura rupestre e a super valorização dos contornos femininos.
Arte do Neolítico: Surgimento da sociedade nômade e consequentemente da arte utilitária.