quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Ser aluno...

"Você já deve ter procurado resolver as seguintes questões durante o seu período escolar, universitário ou mesmo de pesquisa.
Quais são os diferentes comportamentos de estudo apresentados por alunos de escolas e de universidades?
Quais são as principais diferenças entre aluno e estudante?
O que significa falar num estudante problematizador, investigador ou parceiro?Ao longo da vida escolar, as pessoas vão recebendo diversos rótulos e dentre esses rótulos está o de "bom aluno". Talvez alguém pense: "como era bom quando diziam para a minha mãe que eu era um bom aluno". Outros talvez lamentem: "nunca disseram que eu era um bom aluno".
Você era tido como um bom aluno?
Dava importância a esse tipo de classificação?
E hoje, o que você pensa disso? Se tem filhos ou outras crianças próximas a você, zela para que sejam tidos como bons alunos?
Na caminhada acadêmica, você foi ou é um bom aluno?Que critérios eram utilizados na escola para dar o rótulo de "bom aluno"? Provavelmente constassem de modo decisivo nessa classificação padrões disciplinares como: ouvir com atenção os professores, não conversar demasiadamente em aula, fazer os temas em dia, copiar a matéria do quadro, evitar encrencas com os colegas e por fim, a glória de tirar boas notas.
Texto retirado do livro acadêmico "O Desafio de Aprender: Ultrapassando Horizontes" de Ana Lúcia Buogo, Diego Chiapinotto, Vanderlei Carbonara. Editado e publicado pela Universidade de Caxias do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário