sexta-feira, 28 de maio de 2010

Uma coisa puxa a outra?

Quem não conhece o ditado popular que diz: “uma coisa puxa a outra”? Acredita-se que ninguém desconhece. Dessa maneira não se torna difícil identificar as correlações existentes entre os vários âmbitos da informação e sua propagação contínua. Surge então as ferramentas de ligação entre as informações e uma delas é o hipertexto. O hipertexto faz referencia a utilização de textos complementares, que especifiquem ou ampliem as informações referentes a um determinado assunto abordado. Dessa maneira, pode se afirmar que é um texto completando a idéia do outro. A interação que ocorre com a sua utilização é um facilitador da aprendizagem, vista, a eminência das novas tecnologias dentro da escola e no cotidiano dos estudantes.
Torna-se indispensável o aprofundamento do ser humano no que diz respeito a expor idéias e concluí-las corretamente. Os pensamentos não devem aparecer de maneira solta. Por exemplo: quando se estuda a história da arte, tende-se a por em evidência os fatos principais ocorridos e sua disseminação, assim como as características principais de cada período artístico, porém, não se pode estudar arte sem conhecer seu contexto histórico e suas obras mais importantes. Se for colocar todo o conteúdo a mostra do aluno em uma apresentação de slides o espaço ocupado seria gigantesco, mas, uma forma de minimizar esse espaço seria a utilização do hiperlink que conseqüentemente apareceria como hipertexto.
Desta forma é percebido que um assunto leva a outro e assim as novas tecnologias auxiliam no desenvolvimento das produções e na minimização das distâncias, reduzindo espaços e ampliando conhecimentos.

Um comentário:

  1. Bem conduzido os raciocínios sobre a importância e o uso do da tecnoloiga no auxílio da produções de aprendizagem.
    Esta ferramenta ajudará e muito quando do ensino de arte.Pois é bem verdade que o alnuo aprenderá através do hipertexto novo conhecimentos.
    A autora está bem direcionada a respeito do uso da tecnologia no processo ensino-aprendizagem. Nos dá informações claras e boas.
    Parabens!

    ResponderExcluir