terça-feira, 27 de abril de 2010

Qual será o papel da escola moderna?

Num contexto geral, a escola apresenta-se como fornecedora de conhecimentos, ou seja, ela ensina e o aluno aprende. Essa relação no ensino tem se modificado com as necessidades que emergem da nova estruturação da sociedade. Hoje em dia, forma-se dentro das escolas um aluno mais crítico, embora o ensino-aprendizagem ainda mantenha aspectos da escola tradicional.
Surge então com a inserção das novas tecnologias uma nova tendência, onde a escola deixa de impor conhecimento pré-estabelecidos e passa a utilizar conhecimentos existentes. Segundo o professor Dr. Ladislau Dowbor: “[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001). Partindo desse pressuposto entende-se que, o objetivo da escola não é apenas impor a grade curricular, mas sim, contextualizar esses conhecimentos básicos, com o conhecimento que os alunos trazem, criando uma correlação entre todas as informações necessárias para a formação do indivíduo.
Assim sendo, a escola moderna deve apresentar-se como a estruturadora das várias áreas do conhecimento, não atendo-se apenas a impor material pré-estabelecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário